Ainda é nebuloso para muitos compreender a diferença entre impulsionar uma publicação (antigo “promover publicação”) e criar um anúncio. Ainda mais importante é saber qual dos métodos proverá melhores resultados para o seu negócio.
Este post tem o objetivo de apresentar, de forma clara e objetiva, quais são as diferenças entre uma estratégia e outra, de modo com que o leitor saiba optar pelo melhor caminho perante seus objetivos.
Criar um Anúncio no Facebook
O ponto forte de criar um anúncio no Facebook é poder definir qual será o principal objetivo de marketing daquela campanha. Você segmenta o público-alvo especificando:
– Localização (podendo escolher várias localidades simultaneamente, inclusive com raios por quilômetro)
– Faixa etária
– Gênero
– Interesses (que pode ser específico até mesmo por cargos)
E após a seleção do público-alvo, você irá direcionar sua mensagem objetivando que a pessoa realize uma ação específica. São os chamados Objetivos de Marketing, onde os principais são:
Alcance: exibe o seu anúncio para o maior número de pessoas, sem necessariamente direcioná-las a realizar uma ação específica;
Cliques no site: um dos objetivos mais utilizados, encaminha o usuário ao seu site ou loja virtual, onde terá mais informações sobre sua empresa podendo contatá-lo através de um formulário, por exemplo;
Curtidas na página: você divulga sua página de forma simples e objetiva, evidenciando aquilo que ela oferece de positivo ao público, no intuito de aumentar o número de curtidas;
Envolvimento com a publicação: ideal para quem busca obter mais likes, comentários e compartilhamentos em determinada publicação. Faz com que o público se envolva com o conteúdo apresentado. Uma dica nossa para este caso é ter um conteúdo complementar (normalmente um link) no primeiro comentário da publicação, que habitualmente é visualizado pelo público;
Geração de cadastros: ideal para a captação de leads, apresenta um breve cadastro personalizado onde o usuário deverá preencher com seus dados para obter algo em troca de suas informações, normalmente é fornecido um arquivo através de download. Também muito utilizado para inscrições em newsletter.
Instalações de aplicativos: quando acionado, o anúncio direciona a pessoa para a loja de aplicativos do seu sistema operacional, na página exata para baixar o seu aplicativo;
Participação em evento: você divulga o evento e as pessoas podem já confirmar presença e adicionar ao calendário do Facebook, recebendo notificações sobre aquele evento;
Visitas ao estabelecimento: excelente para quem possui um espaço físico ou se limita ao atendimento de determinada região. Você delimita o perímetro, caso algum cliente em potencial se conecte dentro do raio de alcance do seu anúncio, ele poderá ser impactado pelo anúncio da sua empresa;
Visualizações do vídeo: recurso voltado a aumentar a taxa de visualizações dos seus conteúdos em vídeo;
Os anúncios podem ser confundidos com os posts impulsionados em relação à forma que se apresentam aos usuários em seus feed de notícias. Além disso, também permitem segmentação de público através de idade, gênero, localidade e interesses, mas quando nos aprofundamos em suas funcionalidades, os anúncios são muito mais complexos e efetivos.
Impulsionar uma publicação
Quando você impulsiona uma publicação, o que acontece é que mais pessoas irão interagir com ela através de comentários, curtidas ou compartilhamentos, exatamente o que ocorre quando você cria um anúncio de “envolvimento com a publicação”. São apenas dois caminhos diferentes para o mesmo destinho. É fácil verificar isto acessando o seu Gerenciador de Anúncios. Você perceberá que uma nova campanha foi criada lá, especificando o post impulsionado.
O impulsionamento de posts ganhou muitos adeptos por ser um caminho mais curto e prático – sem exigir grandes conhecimentos técnicos – de aumentar a visibilidade de um conteúdo, e com isso, na percepção de muita gente, se desmembrou do restante da gama de anúncios, mas nada mais é do que uma das várias opções existentes.
Como uma vantagem do impulsionamento em relação aos demais Objetivos de Marketing do Facebook, é que por se tratar de um conteúdo fixo dentro da página, à medida que vão ocorrendo comentários, curtidas e compartilhamentos, este conteúdo vai ganhando alcance e aumentando sua audiência, principalmente dentro do ciclo das pessoas que interagiram com ele. Inclusive, será possivelmente exibido mais de uma vez para o mesmo usuário.
Apesar da praticidade de impulsionar um post, sem sombra de dúvidas afirmamos que a melhor estratégia é sempre começar recorrendo aos anúncios como um todo, pois serão certeiros e condizentes com os objetivos de cada campanha.