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Dicas para Facebook

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Dicas para Facebook

Neste post, relacionamos 20 dicas para Facebook. São conceitos, práticas e experiências que vivemos no cotidiano da Polachini e gostaríamos de compartilhar com vocês.


Tenha uma página profissional

Algumas empresas ainda cometem o erro de utilizar um perfil pessoal para divulgação da sua empresa. Isto é um erro que implica, principalmente, em três problemas:

1) O Facebook não permite esta prática. Empresas somente podem ser representadas por páginas profissionais, caso contrário, o perfil corre o risco de ser excluído.
2) O público enxerga com certo desdém uma empresa representada por perfil pessoal, ocasionando em perca de credibilidade.
3) Páginas profissionais oferecem uma gama bastante extensa de recursos, como: monitoramento detalhado de ações e do comportamento dos visitantes; possibilidade de criar promoções e ofertas de produtos; e inúmeros opções de anunciar.

Após a criação da página, atente-se também ao preenchimento de todos os campos organizados na estrutura da mesma, principalmente dados de contato e informações institucionais. Além disso também elevar a credibilidade, auxilia no alcance do principal objetivo da plataforma: o estreitamento da relação e a facilitação da comunicação com os clientes.

 

Defina seu público-alvo

Quando você cria uma página, o Facebook apresenta uma aba denominada como “Público Preferido para a Página”. A ideia é que a plataforma possa, automaticamente, recomendar a sua página para as pessoas que mais possam se interessar por ela. Por isso é importante ter clareza sobre o público-alvo da sua empresa. Algo que provavelmente já foi definido pelo próprio marketing da organização.

O Facebook permite a comunicação da sua empresa com os mais variados públicos, mas sem um target definido, a comunicação se pulveriza e perde grande parte da efetividade.

 

O Facebook não substitui um site

O Facebook cumpre muito bem o papel de ampliar as possibilidades de relacionamento entre público e empresa, além de ser capaz também de transmitir com grande competência o posicionamento da sua organização e os produtos que comercializa. Porém, não pode ser visto como um substituto para o site.

Um site permite que a empresa se diferencie das demais já em seu layout e navegação. É a possibilidade de criar uma experiência personalizada e única ao seu público, enquanto as redes sociais são sempre iguais para todos.

Outro ponto favorável é a visibilidade que um site pode atingir através dos mecanismos de busca, atraindo um maior número de clientes. Soma-se a isso também a credibilidade e a sensação de que aquela empresa –¬¬¬ até então vista apenas no virtual – realmente existe.

Além disso, todo o conteúdo do site pertence à empresa e é protegido por direitos autorais. Enquanto o conteúdo presente no Facebook é de propriedade da própria plataforma, que pode até mesmo deixar de existir sem prévio aviso.

 

Divulgue o site e demais redes sociais

É importante que o Facebook forme um ciclo com as demais redes sociais, com o site e com o blog da empresa, onde cada meio fortaleça a divulgação do outro. Isto forma um ciclo onde, sempre que o cliente estiver em um contato virtual com a marca, ele seja lembrado das outras plataformas.
Detalhes como inserir o Instagram e o site da empresa na imagem de capa, auxiliam de forma sutil e efetiva a atingir estes objetivos.

 

Foto de perfil e capa

A imagem escolhida para ser utilizada no perfil e na capa do Facebook servem como um cartão de visita, portanto, seja criterioso e preze pela qualidade – estética e estratégica. Isto quer dizer que, além de utilizar uma imagem com a proporção correta e com definição adequada, também se deve pensar que cada peça (inclusive as imagens de capa e perfil) possuem função de marketing. Principalmente a foto de capa, que pode conter informações institucionais, divulgar o lançamento de um produto, promover um evento, entre outros objetivos.

 

Planejamento e periodicidade das postagens

Planeje a postagem dos seus conteúdos já considerando os próximos dias ou semanas. Assim você pode ter uma visão mais ampla da dosagem com a qual está se comunicando com seu público, evitando saturação ou esquecimento.

Além disso, poderá avaliar se há uma linha racional coerente entre um conteúdo e outro, se os posts possuem sintonia e sequência. É uma ótima maneira de fidelizar usuários para que visitem espontaneamente seus canais, justamente procurando por novos conteúdos.

Em relação à frequência, não há regras engessadas e pré-definidas.
É importante ter consciência da própria capacidade produtiva para novas abordagens, pois não é recomendado replicar muitas vezes o mesmo conteúdo*.
Avalie se a incumbência da criação será designada a uma única pessoa ou a uma equipe, e elabore um cronograma tranquilo, que evite a interrupção do trabalho ou hiatos muito longos.

*Quando julgar que um conteúdo é realmente muito bom e tiver a intenção de publicá-lo mais de uma vez, sugerimos a seguinte estratégia: publique três vezes, com títulos sensivelmente diferentes, em horários distintos e em um intervalo de nove dias entre uma publicação e outra.
É uma maneira de evitar a saturação e atingir diferentes públicos.

 

Testes (horário / tipo de conteúdo / dia da semana)

À medida em que sua página começa a ter um número considerável de posts, torna-se possível uma breve análise sobre o comportamento do seu público.
Comece a identificar em quais horários e dias da semana o engajamento com o conteúdo apresentado é maior. Compare também a performance dos diferentes formatos (vídeo, texto, texto com imagem, só imagem, links…) e descubra qual traz maior retorno.
Assim, além de conseguir se comunicar com um número maior de pessoas, ainda poderá direcionar a criação de conteúdo dentro daquilo que mais agrada seu público.

 

Produza conteúdo relevante e de qualidade

Algumas empresas veem as redes sociais, o blog, o e-mail marketing e algumas outras formas de comunicação com um caráter exclusivo de gerar vendas. Acontece que o seu cliente – na maioria das vezes – não está exatamente buscando o produto que você oferece. Por muitas vezes ele sequer sabe de tal necessidade – ainda está no topo do funil de vendas.

Diante disto, faz-se necessária a elaboração de conteúdo relevante informativo. Veja o exemplo abaixo:

Imagine que sua empresa é uma loja de calçados. Ao invés de elaborar somente posts informando sobre uma promoção ou lançamento de um novo produto, você pode optar por um conteúdo – seja ele um texto ou um tutorial em vídeo – que simplesmente ajude o cliente a cuidar melhor dos calçados que ele já possui.
Seus clientes começarão a ter muito mais interesse em sua empresa, pois poderão recorrer à ela também quando não estiverem em busca de novos produtos. Notarão uma preocupação genuína através do fornecimento gratuito de informações importantes.

Este é o marketing de conteúdo: uma forma sutil e honesta de atrair novos clientes!

 

Não copie conteúdo

Diante da intenção de produzir conteúdo com grande frequência, não é incomum que alguns profissionais ponderem a respeito de copiar materiais de outras empresas.
Não faça isso.
Além de não ser uma boa prática, os clientes conseguem identificar que um conteúdo é simplesmente uma cópia de outro, e passarão a enxergar sua empresa de maneira negativa.

Criar conteúdo é uma forma de mostrar ao seu público que sua empresa realmente tem know-how e conhecimento sobre os temas abordados. É um jeito de dizer “nos acompanhe, pois temos bons ensinamentos a transmitir”. Se utilizar de outros artifícios para facilitar este processo é algo extremamente mal visto.
Um bom relacionamento começa com transparência e dedicação.

 

Imagens atraentes

As imagens compõem parte importante das redes sociais, pois são capazes de captar atenção quase que instantaneamente e também podem transmitir uma mensagem com maior clareza. Neste sentido, destacamos cinco pontos que devem sempre ser levados em consideração:

1) Definição: opte por imagens nítidas e sem ruídos, pois são mais bem recebidas pelos usuários e o próprio Facebook dá prioridade a fotos com boa qualidade.
2) Cores quentes: a plataforma é predominantemente construída por variações de tons de azul e cinza. Utilizar imagens com cores similares pode impedir que seus posts e anúncios atraiam a atenção desejada. Utilize tons de amarelo, vermelho, laranja, roxo, verde, entre outros que possam se destacar.
3) Design profissional: fontes, harmonia, recorte de imagens, logotipo, entre outros elementos, precisam se apresentar de forma profissional, pois irão depor a favor (ou contra) a imagem da empresa. Quando possível, busque contar com designers profissionais para a criação das peças.
4) Imagens quadradas: em dispositivos mobile, imagens verticais costumam preencher toda a tela, enquanto as horizontais tendem a ficar muito pequenas. Diante disto, procure utilizar imagens quadradas, pois terão boa adequação em qualquer tipo de dispositivo.
5) 20% de texto: o Facebook prioriza a exibição de imagens sem texto, pois julga que nestes casos a experiência do usuário é privilegiada. Ainda assim, textos presentes em até 20% da imagem não costumam prejudicar sua performance – ou prejudicam apenas sensivelmente. Tente se manter dentro desta margem. Imagens com muito texto certamente proverão resultados ruins.

Dica: fotos de pessoas – principalmente felizes, sorridentes – costumam ter excelente performance. O ser humano é atraído por sorrisos e tende a também se alegrar e se apresentar mais disposto quando se depara com sinais de felicidade.

 

Revise antes de publicar

Após criar um conteúdo, não tenha pressa em publicá-lo.
Aguarde ao menos algumas horas e releia o material. Se possível, compartilhe com membros da equipe, peça análises críticas e ouça opiniões. É a melhor maneira de descobrir erros que passaram despercebidos e podem prejudicar a credibilidade da página.
Além disso, novas ideias costumam surgir após uma segunda leitura, o que torna seu conteúdo muito mais interessante e consistente.

Quando houver urgência, dispense este tempo de “repouso”, mas procure não abrir mão da opinião e revisão de ao menos mais uma pessoa. Peça que leia com calma e compartilhe a responsabilidade pelo sucesso da publicação.

 

Humanize seu conteúdo

Como disse Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

É importante sempre lembrar que do outro lado da conexão, há uma pessoa com seus anseios e sentimentos. Portanto, nem sempre é necessário se comunicar com extrema formalidade. Obviamente, isto dependerá muito do público que você atende e dos produtos que oferece, mas sempre que possível, estreite os laços e se aproxime dos seus clientes de forma humana, sutil e genuína.

 

Datas comemorativas

Aproveite oportunidades, mas tenha cuidado.

A internet, principalmente após o crescimento das redes sociais, trouxe três características muito fortes: o imediatismo, a potencialização e a efemeridade. Um assunto aparece de repente, adquiri enorme proporção e quase tão rapidamente quanto surgiu, ele também desaparece.

Se valendo disto, é importantíssimo que os profissionais incumbidos de criar conteúdo estejam sempre atentos aos assuntos mais comentados nas redes sociais e em outros canais. Em situações específicas é possível “pegar carona” em determinado tema e trazer maior visibilidade para sua empresa em função desta forte “onda”. Mas também há nisso um grande perigo.
Na busca pelo aumento de seguidores e visualizações, algumas empresas sentem uma certa obrigação de também abordar aquele tema, porém, muitas vezes trata-se de um assunto que sequer tem relação com o segmento da empresa e a abordagem acaba sendo totalmente equivocada. Fica evidente que aquela organização teve apenas o intuito de aumentar sua audiência. Em casos mais graves, soa até como demagogia, como acontece muito perante questões de impacto social.

Agregue qualidade e busque genuinamente disseminar uma informação relevante ao seu público.
Quando acreditar que há um assunto em alta e que seja de fato uma boa oportunidade, pondere antes de ir adiante. Pense com cautela. Compartilhe com seus pares. E acima de tudo, seja criativo e original, pois até para fazer humor é necessário inteligência e coerência.
E se caso, ainda assim, uma abordagem mal pensada for veiculada, tenha a humildade de reconhecer o erro perante o público e esforce-se para minimizar os danos.

 

Vídeos

O vídeo é um importante aliado das empresas quando precisam se comunicar com seu público-alvo. A junção de imagem e som, principalmente se somados à presença de uma pessoa, tem a possibilidade de estreitar a relação e aproximar a marca dos seus clientes, pois cria uma sensação de conexão. O cérebro interpreta a experiência quase como um bate papo presencial.

Além dos benefícios com a interação e a facilidade de transmissão da mensagem, vídeos possuem excelente performance no Facebook, podendo atingir alcance muito superior aos posts de texto ou imagem.

Outro ponto positivo é a facilidade para se produzir um vídeo, dispensando a necessidade de complexos aparatos técnicos. Normalmente o público se importará muito mais com o conteúdo do que com a produção em si – desde que o áudio esteja limpo e a imagem nítida. Contudo, quando possível, invista em vídeos profissionais, com alta qualidade de som e imagem, com edição, inserção de vinhetas, entre outros incrementos. Um vídeo profissional sempre contribui para a boa imagem da empresa.

 

Instale o Pixel do Facebook Ads

O Pixel do Facebook tem a função monitorar o comportamento do usuário e permitir uma análise mais profunda em relação ao retorno sobre investimento.
Trata-se de um pequeno código que deve ser instalado dentro do seu site para que você possa, por exemplo: contabilizar conversões geradas a partir de anúncios no Facebook; criar uma lista de “público semelhante”, para que a própria plataforma o auxilie a encontrar novos clientes potenciais; e gerar uma lista para retargeting e remarketing.
É uma adequação simples, mas que provém frutos importantes e é indispensável para análises mais reais e aprofundadas.

 

Testes A/B

Mesmo com a segmentação aprimorada do público, o empenho na criação da peça e o critério na adequação da mensagem, muitas vezes não se obtém o melhor resultado que se poderia alcançar.
Os testes A/B são indispensáveis nestas situações.
Experimente imagens diferentes, alterações no título, variações no call-to-action e faça testes com veiculações pequenas. A peça que obter o melhor resultado deve ser escolhida para a sequência da campanha.

Apenas tome cuidado com amostras muito pequenas, pois podem apontar para um resultado equivocado.

 

Retorno sobre investimento

Uma grande vantagem das mídias digitais em relação aos canais off-line, é a possibilidade de mensuração dos resultados. É possível saber exatamente se os clientes que acessaram seu site vieram de um anúncio no Facebook, de um display no AdWords ou de uma campanha de e-mail marketing. Isto possibilita saber imediatamente qual estratégia tem proporcionado melhores resultados à sua empresa, permitindo um rápido ajuste e o remanejamento da verba sempre que necessário.

É importante analisar com frequência se as campanhas estão gerando os resultados esperados ou se necessitam de ajustes. Compare as campanhas vigentes com as anteriores. Faça análises minuciosas sobre os custos por clique, por mil e por conversão, identificando padrões e aprendendo, na prática, como extrair o máximo dos recursos oferecidos.

Monitore. Ajuste. Converta!

 

Responda aos comentários

Responder comentários trata-se de motivar um diálogo e estreitar a relação entre público e empresa. É uma forma de demonstrar que a organização realmente se preocupa com seus clientes e de fato dá ouvidos às críticas, sugestões e elogios.
Responda de forma honesta, genuína e sem falsos exageros, pois o público percebe.

Além disso, o Facebook mede a relevância de uma página também pelo engajamento que o público possui com ela. E responder comentários é uma maneira de incentivar o movimento dentro da página, atraindo novos interessados e subindo o posicionamento dos posts na timeline.

Quanto às críticas e opiniões negativas sobre sua empresa ou produto, lembre-se: nunca as apague. Trate com respeito, atenção e, principalmente, resolva o problema mencionado pelo cliente. É a melhor maneira de contornar uma situação adversa nos meios online.

 

Seguidores X engajamento

Nas redes sociais, muitas vezes há uma busca incansável pelo aumento do número de fãs, sejam eles seguidores no Facebook, Instagram e Twitter ou inscritos no canal do YouTube. Em atitudes mal calculadas, empresas chegam a “comprar seguidores” ou contratar empresas que se propõem a fazer sua plataforma crescer da noite para o dia. Depois, se veem com um grande público em questão numérica, mas com um engajamento praticamente irrelevante. O que ocorre é que aquelas pessoas, alcançadas inicialmente de forma impensada, não possuem o perfil que sua empresa busca e a informação que você publica e os produtos que oferece, pouco ou nada têm a acrescentar a este público.

Certamente a quantidade de fãs tem sim o seu valor, pois gera uma credibilidade quase que automática perante novos visitantes, porém, o engajamento do público que possui real interesse em seu conteúdo – mesmo que inicialmente em número baixo – tem muito mais relevância se comparado aos “seguidores fantasmas”.

Invista tempo em ter um público engajado, com fãs genuínos da sua marca e reais possíveis clientes. Aos poucos, os resultados aparecem e o alcance se multiplica.

 

Equipe qualificada ou empresa de apoio

Empresas ainda cometem o erro de acreditar que anunciar no Facebook e manter uma página profissional objetiva, que proporcione resultados e que seja coerente com o posicionamento e estratégia da organização, seja algo simples e que qualquer pessoa possa fazê-lo.
É um grande equívoco.
Assim como é necessário um profissional capacitado para gerenciar uma publicidade no Google AdWords, também é imprescindível que o trabalho no Facebook seja executado por profissionais capacitados.

Investir na capacitação da equipe resulta em ganho de tempo de trabalho e na otimização do investimento em publicidade, podendo atrair um maior número de clientes destinando um valor reduzido de verba.