E-mail: contato@polachini.com.br

VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA “PLINFOVA”?

Home Posts VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA “PLINFOVA”?

VOCÊ CONHECE A ESTRATÉGIA “PLINFOVA”?

Independente do tamanho de sua empresa, de quais são seus públicos-alvo e se você atua no comércio, indústria ou prestação de serviços, há uma estratégia de marketing que não falha nunca: é a PLINFOVA!

Antes que você pense “Ah! Lá vem mais uma fórmula mágica destes marketeiros”, deixe-nos esclarecer…

 

Plinfova nada mais é dos que a abreviação de quatro elementos que não podem faltar em nenhuma estratégia de marketing e negócios:

 

PL  =    Planejamento

IN  =    Intensidade

FO  =    Foco

VA  =    Valor

 

  • Por PLANEJAMENTO, entende-se a elaboração de um roteiro de ações que a empresa deverá realizar para atingir seus objetivos. Sem este planejamento prévio, a organização corre o risco de caminhar na direção errada, ou de investir recursos em ações dispersas e não coesas. Este plano inclui um orçamento anual de investimentos, real e factível que deve ser aprovado pela direção, porque pior do que não iniciar projetos é interrompê-los no meio do caminho por falta de recursos.

 

Detalhe: este planejamento deve ser feito de forma objetiva, completa, rápida e aberta: objetiva no sentido de focar em ações em que a empresa já tenha expertise; completa de modo a não deixar projetos importantes de fora; rápida, no sentido de não ultrapassar a trinta dias do início à aprovação (planos muito longos tendem a não sair do papel); aberta de forma a se poder ajustar mês a mês o mesmo após o seu start.

 

 

  • INTENSIDADE se refere à frequência e amplitude das ações.

      Frequência: procure falar com seu cliente, no mínimo, todo dia.

      Amplitude: procure atingir a todos os seus atuais e possíveis clientes.

 

A real medida da intensidade é fazer mais do que seu principal concorrente e, de preferência, mais do que todos os seus concorrentes juntos!

 

Detalhe: estamos aqui falando, antes de mais nada, de que sua empresa precisa se concentrar em ter VISIBILIDADE. Certamente você investiu grande esforço no desenvolvimento de seus produtos e serviços, já buscou estruturar suas equipes de atendimento e vendas e já pensou na logística de entrega.

É fato que as empresas que buscam uma assessoria de marketing já avançaram bastante nestes e em outros quesitos técnicos e de operação e a expectativa atual é justamente em divulgar com maior intensidade seus diferenciais, no que estão corretas! Assim, comece a se concentrar agora em ter VISIBILIDADE que seus clientes o encontrarão!

 

 

  • FOCO. Vamos falar francamente: a intensidade proposta no item anterior parece algo inatingível (“…fazer mais do que todos os seus concorrentes juntos”) e de fato será, SE você não tiver em mente atuar com FOCO!

 

Uma vez que você passe a definir claramente seus públicos-alvo e que produto ou serviço específico irá oferecer a cada um, as possibilidades se estreitam, sua expertise se sobressae e sua comunicação passará a ser cada vez mais assertiva.

 

Detalhe: para cada dueto “público-produto” crie um projeto específico, uma ação com comunicação direcionada, e neste contexto busque ser mais intenso do que seus concorrentes. Este é o princípio básico da famosa “segmentação de mercado” ou “atuação por nichos” de que se tanto fala. Certamente você já ouviu falar disso se leu “A arte da guerra” de Sun Tzu: “dividir e conquistar!”.

 

 

 

  • VALOR. (preste muita atenção nisso!)

De nada adiantará você realizar um bom planejamento, atuar de forma intensa com grande visibilidade no mercado e atingir seu público-alvo se ao vender seu produto ou serviço não obtiver lucro!

E lucrar o suficiente para manter sua operação em funcionamento, para fazer sua empresa crescer e para reinvestir em mais planejamento, intensidade e foco nas necessidades de seu cliente.

 

Resista fortemente à tentação de querer ganhar mercado com preço, pois este é um artifício disponível para todos os seus concorrentes, principalmente para aqueles que não investiram tanto em qualidade quanto você! E numa guerra destas (de preço), todos perdem, inclusive o cliente que acaba recebendo cada vez menos qualidade.

 

Assim, invista esforços em agregar valor ao seu produto ou serviço, e mais esforços ainda para demonstrar com ênfase ao seu cliente todos os seus diferenciais.

É certo que este é um trabalho árduo e de médio / longo prazo, porém, saiba que o maior desafio das empresas em conseguirem focar e transmitir este conceito de valor está justamente dentro delas: a maioria dos gestores investe internamente em qualidade e diferenciação, mas ao irem para o mercado, diante das primeiras objeções a este seu posicionamento de “mais valor”, cedem à tentação da guerra de preços.

 

Então, em primeiro lugar, reconheça internamente seu próprio valor e assuma isto para o mercado. Elimine indagações do tipo “e se a questão for o preço?”, substituindo o pensamento por “Como faço para demonstrar nosso valor para o cliente?”. Experimente ter esta mudança de atitude e verá os resultados!

 

 

Detalhe: realizando corretamente as três primeiras etapas (PL – IN – FO) esteja certo de que o Valor será um resultado natural de sua estratégia, pois poucas empresas sabem PLANEJAR, menos ainda atuam com INTENSIDADE coesa e praticamente nenhuma define claramente cada projeto com FOCO em um público-alvo específico!

 

 

 

(Ressalva): ferramenta criada e utilizada com sucesso há sete anos pela Polachini Consultoria, a estratégia PLINFOVA vem proporcionando aos nossos clientes crescimento anual no faturamento entre 30% e 45%, ininterruptamente!