E-mail: contato@polachini.com.br

VOCÊ SABE O QUE É UMA MATRIZ DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING?

Home Posts VOCÊ SABE O QUE É UMA MATRIZ DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING?

VOCÊ SABE O QUE É UMA MATRIZ DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING?

Um bom Plano de Marketing não pode se limitar a ter como alvo somente os clientes (compradores, consumidores); precisa considerar ações para todos os públicos envolvidos com a organização: clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores internos, imprensa, formadores de opinião e até acionistas e órgãos governamentais quando for o caso.

Uma boa Estratégia de Marketing não pode se limitar à ações online ou somente em redes sociais; precisa, além de ter ações em meios virtuais, considerar também a publicidade e propaganda (impressa, audiovisual e presencial), o endomarketing, o trade marketing, a comunicação, o treinamento de equipes, o coaching e o mentoring — tudo isso em nível tanto institucional quanto comercial, online e off-line.

 

Como podem ver, estamos falando de um universo de ações que precisam acontecer simultaneamente, de forma coesa e organizada, porém, a um custo que a organização possa absorver tanto no momento do “start” quanto no longo prazo. Afinal, a construção de um correto posicionamento de marketing se faz através da soma de pequenas e contínuas ações do dia a dia.

 

É justamente para dar forma e sustentação à consecução de um efetivo Marketing Plan que existe a Matriz de Inteligência de Marketing (MIM!), ferramenta indispensável que funciona como um “pano de fundo” de todos os projetos da organização — um alicerce que facilita e garante a obtenção de resultados.

 

 

 

E como se constrói uma Matriz de Inteligência de Marketing?

 

Tendo como base um layout bem simples (que pode até mesmo ser os “4 Ps do marketing: produto, promoção, ponto e preço), a construção da matriz vai evoluindo à medida que se agregam os projetos e ações que a organização precisa realizar para atingir seus públicos e seus objetivos, tornando-se desta forma uma ferramenta de visualização instantânea do que deve ser feito, de forma coesa, organizada e intensa, sempre com foco no incremento do valor da marca, dos produtos e serviços e da instituição como um todo.

 

 

Assim, denotando organização, abrangência e inter-relação entre todas as atividades, a força da matriz reside justamente em sua simplicidade. A clareza, a imediata visualização de todas as ações e até mesmo sua beleza plástica atrai olhares e instiga à participação e colaboração, pois agora todos os líderes conseguem realmente compreender os esforços realizados pelo marketing, os projetos em andamento e como podem participar e contribuir com cada um — enfim, a MIM! auxilia o trabalho em equipe e o foco comum!

 

Uma vez construída a Matriz de Inteligência de Marketing específica para a organização e instalada em local estratégico (de permanente visualização dos líderes da empresa), passa-se para a etapa seguinte que é a realização de cada um dos projetos elencados, assumindo então a matriz mais um papel fundamental: o de garantir que nenhuma das ações sejam esquecidas ou colocadas em segundo plano diante das intermináveis urgências do dia a dia corporativo.

 

 

(Ressalva): ferramenta criada e utilizada com sucesso há sete anos pela Polachini Consultoria, a Matriz de Inteligência de Marketing vem proporcionando aos nossos clientes crescimento anual no faturamento entre 30% e 45%, ininterruptamente!