E-mail: contato@polachini.com.br

As 15 ações prioritárias do marketing

Home Posts As 15 ações prioritárias do marketing

As 15 ações prioritárias do marketing

O marketing somente proporciona resultados quando realizado de forma coesa e com seriedade.

Para auxiliar na estruturação de um trabalho realmente efetivo, a polachini relacionou quinze ações que julga serem prioritárias quando se pensa em alcançar resultados relevantes.

Mapear concorrentes e estabelecer diferenciais
Posicione adequadamente seu produto ou serviço no mercado. Mapeie seus concorrentes e divulgue seus diferenciais através de um completo e eficiente serviço de comunicação, clipagem e assessoria de imprensa. Realize uma pesquisa de opinião com seus clientes a fim de detectar quais os primeiros diferenciais que você possui na visão deles.

Agregar valor e elevar o preço
Altere a forma de apresentação de seus produtos e faça com que seus clientes tenham uma percepção de “maior valor” e se disponham a pagar um preço mais elevado por eles! Persista neste foco até que você se torne líder em uma categoria ou segmento.

Estabelecer parceiros de médio e longo prazos
Faça novos contratos com seus principais fornecedores e parceiros, com um prazo maior e consiga, com isso, uma sensível redução de custos. Além da economia de recursos, bons parceiros – quando fidelizados – não atendem os concorrentes.

Criar uma matriz de marketing
Desenvolva e utilize uma eficaz “matriz de inteligência de marketing” tanto para definir suas estratégias, quanto para guiar a execução de seu plano de ação! Em seguida, defina “responsáveis” para cada projeto, a fim de garantir que 100% do plano seja executado.

Aprovar um orçamento anual
É fundamental que você tenha uma sinalização positiva do quanto vai poder investir durante o ano para definir os projetos que colocará em ação. Ajustes e correção poderão ocorrer, porém, o alicerce estrutural e a intensidade de seu plano de inteligência de marketing estarão garantidos.

Criar canais de comunicação interna
Aproxime-se do rh e da direção e crie ou reative os canais de comunicação com os colaboradores (boletim, mural, intranet, e-mail…), de forma a se assegurar que todos saibam o que a empresa comercializa, quem são seus clientes, quais as suas metas futuras e como cada um é importante no alcance das mesmas.

Colocar em prática um plano intensivo de ações
Comece a agir e fazer a diferença agora, com muita intensidade, afinal, é a soma das pequenas ações que fazem o sucesso de um plano de inteligência de marketing!

Produzir muito conteúdo, textual e visual
Para que o mercado perceba efetivamente as qualidade e diferenciais de seu produto ou serviço, é preciso muita exposição, argumentação (características x benefícios) e até persuasão. Para isso, elabore um arsenal de informações e peças de comunicação.

Aprimorar a produção de conteúdo
Utiliza a neurolinguística (ou neurociência, ou pnl) em todos os seus textos e peças de comunicação, design, publicidade, vendas, telemarketing, atendimento, entre outros, sejam virtuais, audiovisuais ou impressas, internas ou externas.

Direcionar a mensagem
Independentemente de você comercializar produtos ou serviços, presenciais ou virtuais, b2b ou b2c, do outro lado sempre haverá uma pessoa interagindo. Por isso, é crucial que você consiga atingir e se sintonizar com este cliente. “afinar a comunicação” significa ter atenção ao que se diz, como se diz e à reação provocada, à resposta.

Municiar suas equipes comerciais
Você produziu muito conteúdo de apresentação, exposição, argumentação e até persuasão e convencimento – e quem melhor para utilizar tudo isso do que a sua equipe de vendas?
Chegou a hora do marketing posicionar-se como o principal apoiador do departamento comercial dentro da organização: os textos, os anúncios, as mídias digitais, os materiais de pdv, enfim, toda a campanha de inteligência de marketing que você desenvolveu, mesmo com impacto institucional e de imagem positiva, deve ter um objetivo maior. Que o comercial traga resultados!

Capacitar as equipes comerciais
Treine intensamente suas equipes de recepção, atendimento, comercial (vendas internas, externas, revendedores, representantes, distribuidores, promotores, etc..), telemarketing, serviços de atendimento ao cliente e pós-vendas, de forma que já em pouco tempo você perceba grandes resultados.

Acompanhar resultados e ajustar
Tenha sempre em mente esta premissa: é sempre possível crescer e obter melhores resultados – independentemente de crise (e justamente nas crises!). Portanto, acompanhe de perto o impacto de cada ação ou projeto e ajuste o que for necessário rapidamente, mas jamais duvide da força de um plano de inteligência de marketing coerente, intensivo e bem executado. Afinal, os resultados não dependem do mercado em si, mas da forma que você está se comunicando com ele.

Focar no que dá resultados
O princípio básico do “marketing inteligente” é conseguir avaliar ações / projetos / segmentos de mercado / parcerias e até clientes e distinguir os que efetivamente nos trazem resultados daqueles que só consomem recursos, tempo e energia. A cada reativação, concentre-se cada vez mais no que dá certo e decida-se por encerrar os que não frutificaram, mesmo após um bom período de tempo. É melhor ser “forte” com alguns do que “mediano” com todos – sua imagem no mercado e o seu caixa provarão isto!

Contar com uma assessoria especializada
Como você pode perceber, são muitas (e intensas) as ações prioritárias do marketing. Colocar tudo isso em prática e da maneira correta demanda planejamento estratégico e experiência prática – demanda inteligência de marketing. Tenha ao seu lado, no dia a dia, uma assessoria especializada, um parceiro tanto na definição quanto na execução das ações. Tenha ao seu lado a polachini, uma empresa que traz experiência e resultados, e uma grande disposição para “pôr a mão na massa” com você!